Entenda o que é margem de lucro e como calculá-las em seu supermercado
Informações importantes que vão ajudar você a saber mais sobre margem de lucro e como ela pode ser calculada no seu supermercado.
Se existe um indicador que toda empresa, principalmente supermercados, precisa acompanhar, então ele se chama margem de lucro.
Contudo, essa não costuma ser uma rotina presente nos empreendimentos, e vários motivos contribuem para isso.
No artigo de hoje, vamos conhecer mais sobre ela, o que deve ser levado em conta ao trabalhar com ela em sua empresa e o que fazer para utilizá-la de forma estratégica no seu negócio.
Dito isso, fique com a gente até o final do nosso material e faça uma excelente leitura.
O que é margem de lucro?
Quando um empresário decide abrir uma empresa, na maior parte das vezes, tem como o objetivo lucrar.
Dessa forma, podemos entender o lucro como o retorno aos proprietários de um empreendimento por todos esforços e riscos assumidos ao abrirem uma empresa.
Ou seja, o lucro passa a ser todo rendimento, que apresenta valor positivo, o qual tenha sido obtido por meio de algum tipo de negociação.
Ainda, é importante lembrar que existem várias formas de mensurar os valores obtidos pelo empreendimento a título de lucro.
Por exemplo, temos a Margem de Lucro Bruta e a Margem de Lucro Líquida.
Conhecendo os diferentes tipos de margens de lucro
Dominar o entendimento sobre o que é o lucro bruto e lucro líquido é essencial para que se tenha um melhor entendimento sobre o assunto.
O primeiro é obtido ao subtrair do faturamento apenas os custos diretos, ou seja, que estão ligados à comercialização ou à produção dos itens comercializados.
Já para se conhecer o lucro líquido, é importante que você deduza, de toda receita auferida, os custos e as despesas.
Cada um dos tipos é útil ao negócio para extrair informações específicas, as quais possam ajudar tanto a enxugar gastos quanto, a título de ilustração, a identificar oportunidades de investimento.
Nesse sentido, a Margem de Lucro Bruta pode se obtida a partir da seguinte fórmula:
Margem de Lucro Bruto = (Lucro Bruto do Período / Receita Total do Período ) * 100
Já para se chegar à Margem de Lucro Líquida, podemos utilizar a seguinte fórmula:
Margem de Lucro Líquida = (Lucro Líquido do Período / Receita Total do Período) * 100
Elas podem ajudar você a decidir em diferentes momentos.
As informações que serão utilizadas para realizar o cálculo dos índices podem ser encontradas na Demonstração de Resultado do Exercício.
Um importante aspecto que deve ser considerado sobre a Margem de Lucro Bruta é que ela pode ajudar a entender qual o peso dos custos diretos, ou seja, tratando-se de supermercados, gastos com a compra de mercadorias, dentre outros, em suas atividades.
A análise de sua Margem de Lucro Líquida dá a você informações importantes sobre a participação de suas despesas nos gastos obtidos no período.
Dito isso, aproveite para conhecer também outros artigos que vão ajudar você a ter mais eficiência ao gerir o seu supermercado, antes de a gente partir ao próximo tópico:
- Confira as tendências que prometem ajudar na otimização dos processos em sua empresa
- Está pensando em empreender? O momento é agora! Abrir empresa está bem mais rápido.
- Empresário: saiba as vantagens de usar uma plataforma de gestão financeira digital!
Quais são as principais dificuldades que empresas têm quanto a esse assunto?
Gerar e analisar esses índices nem sempre são demandas fáceis.
Isso porque é necessário saber em quais relatórios buscar informações, bem como garantir que eles (os índices) tenham sido produzidos da maneira correta, ou seja, as informações presentes nele devem estar de acordo com a realidade do negócio.
E, para isso, o processo deve já começar da maneira correta, desde o momento em que a movimentação da empresa é lançada e classificada.
Também, nem todos os supermercados possuem ferramentas que permitam gerar e obter esse tipo de informação, sendo outra dificuldade que gestores podem ter relativa ao tema.
O vídeo abaixo vai ajudar você a saber mais sobre o assunto:
O que considerar ao calcular a margem de lucro do seu supermercado?
Ao buscar utilizar esse indicador na gestão do seu supermercado, é importante considerar como os relatórios foram produzidos.
É fundamental que toda movimentação do período tenha sido adequadamente registrada, principalmente levando em consideração a técnica contábil.
Caso contrário, poderá haver distorções na interpretação dos seus resultados.
Outro fator ao qual você também precisa se atentar está relacionado a questões sazonais ou particulares do seu empreendimento, como datas comemorativas.
Por exemplo, na Páscoa, os supermercados que vendem ovos de chocolate tendem a ter aumento da demanda por esses produtos.
Nas comemorações de Natal e fim de ano, a saída de aves e espumantes costuma ser maior nos locais onde eles são comercializados.
Considerar esses aspectos vai fazer toda a diferença ao identificar variações nos seus indicadores, ajudando você a decidir, com mais segurança, os caminhos que o seu empreendimento irá percorrer.
Por que é importante ter apoio de especialistas ao lidar com o assunto?
A margem de lucro é um importante indicador quando se busca conhecer o progresso do seu supermercado.
Contudo, a fim de que você tanto possa calcular quanto analisá-la corretamente, é necessário que, primeiro, os números usados para obtê-la estejam corretos.
Nesse sentido, contar com a ajuda de um profissional especializado no assunto, por exemplo, um contador, permitirá que você tenha mais praticidade ao extrair essa taxa dos seus relatórios, bem como identificar o que, de fato, os números obtidos representam em seu negócio.
Com o auxílio de um contador especializado no assunto e em empresas do seu segmento, você passa a ter mais segurança ao entender e tomar decisões no seu estabelecimento.
No link abaixo, você conhecerá mais sobre quem poderá ajudar você por meio de apoio especializado nessa área:
Contabilidade para Supermercados no Amazonas e Pará
Precisou: com a gente, é muito mais fácil lidar com a burocracia no seu dia a dia
Como vimos em nossa conversa, a margem de lucro é um poderoso indicador, o qual vai ajudar a ter um melhor posicionamento sobre a situação da sua empresa.
Todavia, é importante que ela seja extraída da forma correta, utilizando relatórios produzidos adequadamente.
Outro ponto importante é que, ao analisá-la, você considere particularidades do seu negócio a fim de que possa fazer escolhas alinhadas às suas necessidades.
Nós, do Escritório Brasil, somos uma contabilidade especializada em supermercados e vamos ajudar você nesse assunto.
Clique no botão abaixo, converse com um de nossos especialistas e conheça, de perto, as vantagens de contar com o nosso apoio.
Preciso de ajuda para tornar meu supermercado mais lucrativo