Guia prático para você realizar a divisão de setores do seu supermercado com êxito
Saiba como dividir os setores do seu supermercado e aumente as suas vendas
Já não é mais novidade para ninguém que o ramo de supermercados, considerado uma atividade essencial, foi um dos mais lucrativos, mesmo durante todo o período da pandemia.
Afinal, esse negócio proporciona para a sociedade itens necessários à sobrevivência e também os de higiene pessoal.
No entanto, acredite, ainda há gestores que, mesmo em um cenário completamente favorável para ótimos retornos financeiros, não se deram tão bem assim e, inclusive, tiveram resultados inferiores ao mesmo período em anos anteriores.
Por que será que isso acontece?
Bom, uma das explicações pode ser a falta de organização no que diz respeito à divisão de setores do supermercado, pois, quando feita de forma completamente aleatória, certamente confunde mais os clientes do que ajuda.
Portanto, estamos aqui, justamente, para te auxiliar a “botar ordem na casa” e a organizar a divisão de setores do seu supermercado de forma impecável.
Inclusive, mais do que isso, iremos além e falaremos sobre soluções para os bastidores do seu negócio, de modo a garantir a tranquilidade que você realmente precisa para cuidar apenas do necessário, ou seja, das suas reais atribuições e da expertise na gestão do seu supermercado.
Sendo assim, agradecemos pela sua visita em nosso blog e desejamos uma experiência incrível com a sua leitura.
O que é a setorização de um supermercado e qual a sua importância?
Bom, a setorização de um supermercado nada mais é do que organizar os espaços em setores distintos, e isso a gente consegue observar da seguinte forma:
- Padaria;
- Açougue;
- Frios e laticínios;
- Higiene e limpeza;
- Hortifruti.
Esse é o conceito básico de divisão de setores do supermercado; sua importância é, justamente, a de promover uma ordem lógica na disposição de mercadorias, a fim de que cada cliente tenha total clareza na identificação dos setores dentro do supermercado.
Observe que estamos, ainda, falando de forma completamente básica, afinal, essa divisão de setores do supermercado pode ser ainda mais minuciosa, como veremos no tópico a seguir.
Realizando uma divisão de setores do supermercado de forma impecável!
Saindo do básico e indo para uma visão mais profissional da divisão de setores do supermercado, agora estamos falando de um nível organizacional maior.
Exemplo:
- No setor de açougue, subdividir as carnes: bovina, suína e aves.
- No setor de padaria: espaços distintos para pão francês, de batata, de milho e assim por diante;
- No setor de higiene: uma área para escova e para pasta de dente, outra para sabonete, outra para shampoo e condicionador;
- No setor de hortifruti: cestas distintas para tomates, para cebolas, para bananas, para uvas etc.
Agora sim estamos partindo para uma divisão de setores do supermercado de forma muito mais profissional, com o intuito de fazer o que tem que ser feito: ajudar a vida das pessoas que vão ao supermercado.
Nunca se esqueça que a grande maioria das pessoas não gosta de estar no supermercado e vai mais por obrigação, então o seu papel é o de tornar a experiência dessas pessoas a mais prática e fácil possível.
Por isso, vamos dar mais uma dica muito importante para uma ótima divisão de setores do seu supermercado…
Após tudo o que falamos acima, é necessário implantar placas de sinalização para auxiliar ainda mais o público que frequenta o seu supermercado.
Ou seja, é basicamente pegar os nomes já citados acima, como hortifruti, padaria e açougue, e destinar uma placa em lugar alto para uma visualização fácil.
Você já ouviu falar em merchandising?
Bom, acreditamos que você já entendeu como funciona uma boa divisão de setores do supermercado, então vamos adiante para que você entenda como funcionam as ações de merchandising dentro do seu supermercado.
O conceito é bem simples e vai depender muito de como serão os acordos feitos com cada marca que dispõe de produtos em seu estabelecimento.
Lembra-se das gôndolas que ficam bem próximas da fila do caixa?
Você deve saber que elas não estão ali à toa e, obviamente, organiza produtos de consumo rápido em toda a extensão da fila, como: gomas de mascar, chocolates e salgadinhos.
O que acontece é que algumas marcas costumam oferecer melhores condições de negócio para os gestores de supermercados, de modo a inserirem os seus produtos nessas prateleiras estratégicas.
Então, vale muito a pena você discutir essa possibilidade com as empresas, a fim de melhorar as condições de aquisição dos produtos.
Ah, e isso vale para todos os setores do seu supermercado, bastando que exista algum lugar onde você possa colocar determinados produtos em destaque.
A importância de ter uma gestão contábil profissional
Tudo o que falamos até aqui, seja com relação à efetiva divisão de setores do supermercado ou às ações de merchandising, diz respeito a peças fundamentais para uma organização impecável – que, sem sombra de dúvidas, gera resultados positivos para o seu negócio, afinal, são facilitadores na vida do público que costuma frequentar o seu estabelecimento.
Difícil seria continuar atuando de forma desorganizada e correr o risco de ver o seu negócio ir no sentido contrário do lucro, não é mesmo?
Pois bem, mas jamais podemos esquecer de falar dos cuidados que você precisa ter com os bastidores do seu supermercado, ou seja, os setores:
- Administrativo;
- Contábil;
- Financeiro.
Ter um olhar criterioso e técnico na gestão contábil do seu supermercado é fundamental para garantir a conformidade do seu negócio com as leis vigentes, para manter tudo sempre rigorosamente em dia e, inclusive, para evitar processos trabalhistas.
Vale lembrar que o contador cuida de aspectos importantes como:
- Fluxo de caixa.
- Planejamento e gestão tributária
- Folha de pagamento;
- Relatórios contábeis;
- Emissão e atualização de alvarás e de licenças.
Você sabe que a burocracia para manter um supermercado de pé é muito alta, então nada melhor do que contar com um suporte contábil especializado para te auxiliar em todos os detalhes do negócio.
Não esqueça que, em um supermercado, o fluxo de clientes costuma ser alto e isso, consequentemente, gera movimentações financeiras o tempo inteiro, então é realmente necessário ter um profissional que saiba fazer esse controle, gerar relatórios e promover a organização que empresas como a sua precisam para poderem crescer.
Um bom planejamento tributário também será forte aliado do seu sucesso, pois você estará sempre em conformidade com as questões relacionadas aos tributos e aos impostos; logo, não terá nenhum tipo de problema com a Receita Federal, que costuma aplicar multas nada agradáveis em empresas que descumprem algumas das leis e normas vigentes.
E antes de partir para o próximo tópico, vamos também salientar a importância de estar em dia com as demandas trabalhistas e, inclusive, falaremos mais adiante sobre os riscos de quem não mantém esse setor rigorosamente em dia, ou seja, falhando com o cumprimento dos deveres e das obrigações.
Sem uma gestão contábil, o seu negócio corre riscos
Parece uma chamada sensacionalista, mas não é!
Continuar o seu supermercado sem uma gestão contábil continuada expõe a empresa a uma série de riscos que, com certeza, impactam o seu financeiro.
Você, por exemplo, faz ideia do que representa uma simples inadequação tributária ao seu negócio?
São prejuízos recorrentes ao seu caixa, todos os meses, e se você não tem um diagnóstico adequado do problema, irá permanecer dessa forma por muito tempo, ou seja, você irá perder muito dinheiro.
É esse tipo de exposição que você pretende inserir o seu supermercado?
Outro fator importante, citado previamente um pouco acima, é com relação aos eventuais processos trabalhistas de colaboradores que hoje atuam no seu negócio.
Bom, caso você não tenha um amplo conhecimento e domínio das leis trabalhistas e de suas atualizações – que são constantes -, corre um grande risco de funcionários insatisfeitos encontrarem brechas e acionarem a justiça para a cobrança de direitos.
Enfim, todos esses fatores podem ser, efetivamente, resolvidos com uma gestão contábil profissional, e a dica que você precisa para colocar tudo isso em prática será dada no tópico a seguir.
Conte com a expertise contábil do Escritório Brasil!
A divisão de setores do seu supermercado, com toda certeza, dará um verdadeiro upgrade no seu negócio e, ainda no curto prazo, é muito provável que você já perceba uma boa diferença nos resultados financeiros.
Mas você já dispõe de recursos para realizar essas métricas e, inclusive, para comparar com períodos anteriores?
Bom, com o Escritório Brasil, você passa a contar com uma contabilidade especializada em supermercados e pronta para transformar os bastidores do seu negócio.
Sim, afinal dispomos dos melhores recursos e das melhores ferramentas do mercado, além de profissionais altamente capacitados, atualizados e sempre dispostos a te auxiliar em cada tomada de decisão.
Assim, você passa a ter a total tranquilidade em saber que a assertividade será fator predominante na sua contabilidade e no seu financeiro.
Então, que tal colocar tudo isso em prática e fazer o seu negócio decolar cada vez mais, com lucros verdadeiramente consistentes?
Bom, disponibilizamos um canal exclusivo de comunicação e basta apenas você clicar no símbolo do WhatsApp que está logo abaixo para falar diretamente com um de nossos consultores.
Teremos imensa satisfação em atender você o quanto antes – esclareceremos todas as suas dúvidas.