A sua empresa precisa realizar avaliação de ativos? Entenda!
Saiba tudo o que você precisa sobre a avaliação de ativos.
Será que a sua empresa sendo ou não tributada pelo Lucro Real deve realizar a avaliação de seus ativos? Essa é uma dúvida muito comum no mundo empresarial, afinal, muitos empresários acreditam que esse processo só é devido e vantajoso para empresas enquadradas no Lucro Real.
No entanto, ao contrário do que muitos acreditam, a avaliação de ativos também pode ser muito importante para empresas enquadradas em outros regimes tributários, como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
Por isso, no artigo de hoje, nós, do Escritório Brasil de Contabilidade, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a avaliação de ativos e a sua importância para as empresas.
Acompanhe!
O que são ativos em uma empresa?
Os ativos podem ser definidos como todos os bens e direitos que uma empresa possui e que podem ser convertidos em recursos financeiros, proporcionando ganhos para o empreendimento. Lembrando que:
Bens: imóveis, estoque de mercadorias, dinheiro em caixa, carros, maquinários, etc. Ou seja, compreende todos os bens móveis e imóveis de posse da empresa e que podem ser transformados em dinheiro.
Direitos: tratam-se das dívidas que a empresa tem a receber, como os pagamentos de clientes, por exemplo.
Os ativos integram as contas patrimoniais de uma organização e por serem definidos como ganhos para empresa devem ser apresentados no lado positivo do balanço patrimonial, ou seja, na parte em que a saúde financeira do negócio é contabilizada.
Além disso, vale ressaltar que os ativos são organizados por grau de liquidez. Como assim? Nós explicamos: os ativos são classificados priorizando aqueles que podem ser convertidos em dinheiro de forma mais rápida e fácil.
Por fim, vale destacar que existem diferentes tipos de ativos, como:
- Ativos circulantes;
- Ativos não circulantes;
- Ativos intangíveis;
- Ativos imobilizados;
- Ativos realizáveis a longo prazo;
- Investimentos.
Dessa forma, entender cada um desses ativos e identificá-los em sua empresa é muito importante para que seja possível analisar e direcionar a aplicação de recursos financeiros do empreendimento de forma muito mais estratégica e assertiva.
Sendo assim, realizar a análise e avaliação de ativos é de fundamental importância para todas as empresas, independentemente do tamanho, segmento e regime tributário adotado.
Mas, afinal, o que é a avaliação de ativos? Agora que você já sabe o que, de fato, são os ativos, podemos entender melhor o conceito de avaliação de ativos. Confira a seguir!
Veja também:
- Você sabe quais documentos devem ser enviados todo mês para sua contabilidade?
- Conheça as principais obrigações contábeis e fiscais da sua empresa e organize suas rotinas;
- Desvende o poder contido nos relatórios contábeis e afaste o seu negócio da crise!
O que é a avaliação de ativos?
Podemos entender a avaliação de ativos como um processo da gestão patrimonial que tem como principal objetivo estabelecer um valor real aos ativos da empresa, considerando sua adequação à realidade do mercado.
Trata-se de uma operação contábil que analisa e atualiza os valores de bens e direitos da organização de forma exata. Ou seja, trata-se de um elemento importante para a demonstração contábil de avaliação quantitativa e qualitativa da situação financeira da empresa em um determinado período.
Dessa forma, podemos considerar que a avaliação de ativos é uma operação que também envolve a avaliação patrimonial, que identifica o real valor do patrimônio da empresa. Sendo, portanto, uma operação importante para o controle patrimonial.
Além disso, é importante ressaltar que a avaliação de ativos deve ser feita de forma minuciosa e por quem é especialista no assunto para evitar erros e equívocos.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Escritório Brasil de Contabilidade (@escritoriobrasilam)
Qual a importância da avaliação de ativos?
Com uma economia instável como a brasileira, os efeitos da tecnologia e os impactos do câmbio, principalmente tratando-se de dólar e euro, os ativos podem ser impactados e influenciados pelo mercado, alterando o seu valor.
Por isso, é necessário que eles sejam avaliados todos os anos para que haja maior assertividade no valor desses bens e direitos, assim como um maior controle patrimonial.
Afinal, a avaliação de ativos permite que a empresa conte com informações reais de valores e conservação desses bens, permitindo que a elaboração do balanço patrimonial ocorra de forma mais assertiva e realista, possibilitando tomadas de decisões mais assertivas e estratégicas em relação à aplicação de recursos financeiros e uma visão mais clara e realista da situação financeira da empresa.
Por que a sua empresa sendo ou não tributada pelo Lucro Real deve realizar a avaliação de seus ativos?
Muitos empresários acreditam que a avaliação de ativos deve ser realizada apenas por empresas do Lucro Real, principalmente quando consideramos os inúmeros benefícios do controle patrimonial para esse regime, como a depreciação fiscal dos ativos que devem ser utilizadas por essas empresas para que elas sejam beneficiadas na apuração do IRPJ e CSLL.
No entanto, vale ressaltar que a avaliação de ativos permite um maior controle patrimonial e esse controle deve ser realizado por todas as empresas, independentemente do seu regime de tributação.
As empresas do Simples Nacional, por exemplo, terão o controle dos seus ativos, e através da depreciação, terão um critério mais assertivo para a precificação dos seus produtos.
As empresas do Lucro Presumido, por sua vez, além do critério da precificação, também poderão se beneficiar do crédito do ICMS através do CIAP, o Crédito de Impostos do Ativo Permanente.
Sendo assim, todas as empresas sendo ou não tributadas pelo Lucro Real devem realizar a avaliação de seus ativos para ter maior controle patrimonial, tomar decisões mais estratégicas e assertivas e para aproveitar alguns benefícios fiscais.
Mas vale ressaltar que esse processo deve ser realizado com o suporte de especialistas contábeis para que ocorra de forma correta e efetiva. Sendo assim, não hesite em contar com o nosso suporte especializado.
Precisa fazer a avaliação de ativos da sua empresa? Conte com o Escritório Brasil de Contabilidade!
Nós, do Escritório Brasil de Contabilidade, somos especialistas em empresas do Lucro Real, realizando serviços de planejamento tributário, apuração e recolhimento de Impostos, escrituração fiscal e contábil, elaboração de relatórios contábeis e financeiros, gestão trabalhista e muito mais.
No entanto, também possuímos a expertise necessária para prestar um suporte de excelência para a sua empresa do Simples Nacional e Lucro Real.
Afinal, estamos no mercado desde 2009, prestando serviços de excelência nas áreas de assessoria e consultoria contábil, financeira, fiscal e trabalhista para empresas de diferentes portes, segmentos e regimes tributários.
Dessa forma, temos o conhecimento e a experiência necessária para realizar a avaliação de ativos da sua empresa de forma correta, precisa e segura, além de auxiliar em todos os assuntos contábeis.
Então entre em contato conosco para conversar com os nossos especialistas, tirar suas dúvidas, conhecer de perto os nossos serviços e aproveitar os benefícios de contar com o nosso suporte de excelência.
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR UMA AVALIAÇÃO DE ATIVOS SEM ERROS!