Mantenha seu supermercado longe de prejuízos, compreendendo como realizar a recuperação de crédito tributário
Entenda como funciona a geração e recuperação de crédito tributário em seu supermercado
O ramo alimentício é uma área promissora para se estabelecer com um negócio, afinal, um supermercado atende às necessidades básicas que toda pessoa tem.
Contudo, é essencial sempre considerar que existem muitos aspectos que precisam ser minuciosamente geridos para que um supermercado opere eficientemente, atendendo à demanda com excelência e qualidade.
Esses aspectos não se referem apenas a uma boa gestão de estoque, disposição adequada dos itens e bom atendimento, mas, também, às questões relacionadas aos bastidores do negócio.
Ou seja, gestão financeira, cumprimento de obrigações fiscais, tributárias, entre outros.
Nesse cenário, lidar com a legislação tributária não é simples, e pode até mesmo gerar o pagamento indevido de tributos, e é exatamente sobre como lidar com essa situação que falaremos ao longo do artigo.
Recuperação de crédito – como funciona e quando é necessária?
A legislação tributária brasileira é complexa, tendo diversas especificidades que demandam muita atenção.
Como gestor(a) de um supermercado, é seu papel manter todas as obrigações tributárias e fiscais em dia, contudo, devido a essa complexidade, realizar tudo da forma correta é um grande desafio.
Por conta disso, pode ocorrer a geração de crédito tributário, que acontece quando tem algum erro na apuração tributária do seu negócio ou algum benefício fiscal não é aplicado, por exemplo, fazendo com que você pague um valor de imposto maior do que o realmente devido.
Entretanto, a própria legislação prevê uma solução para isso, que é a recuperação de crédito.
Passo a passo para recuperação de crédito tributário
A recuperação de crédito tributário nada mais é do que reaver para o caixa do seu supermercado o que foi pago indevidamente e, para isso, os seguintes passos são necessários.
Passo 1 – identificação de crédito
O primeiro passo é justamente identificar se o supermercado tem créditos a serem recuperados.
Para isso, é preciso realizar uma apuração de todos os impostos pagos nos últimos 5 anos, que é o período de tempo que você tem para recuperar.
Já na primeira etapa o suporte contábil é essencial, pois essa identificação deve ser feita por profissionais capacitados.
Passo 2 – comprovação da existência de crédito
Tendo identificado a existência de créditos passíveis de recuperação, é preciso reunir os documentos que comprovem isso.
Assim, você consegue provar que ocorreu o pagamento indevido e solicitar a recuperação de crédito tributário.
Passo 3 – recuperação de crédito
Tendo as duas primeiras etapas cumpridas, é preciso aguardar a aprovação da Receita Federal.
Caso aprovada, é possível recuperar o crédito por meio de restituição ou compensação.
Na restituição, o valor é corrigido pela taxa Selic e você pode reaver ao caixa do seu supermercado, enquanto na compensação futuros impostos da mesma natureza podem ser quitados.
Garanta uma recuperação de crédito impecável
Para que todo esse processo seja realizado da forma correta e seu supermercado não tenha prejuízos tributários, contar com quem é especialista no assunto é fundamental.
E para isso você pode contar conosco, do Escritório Brasil!
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