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Como Calcular A Margem De Lucro De Um Produto Ou ServiÇo Blog - Escritório Brasil de Contabilidade

Como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço?

Você está sempre em dúvida sobre como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço? Veja como funciona para cada caso!

A margem de lucro é a porcentagem de lucro que você espera ganhar ao vender um produto ou prestar um serviço. Ela serve como um indicativo da situação financeira da empresa. 

Porém, há diferenças importantes a serem consideradas no momento de calcular a margem de lucro de um produto e a margem de lucro de um serviço. Enquanto que para um produto é relativamente mais fácil de se estabelecer os gastos materiais para fazer aquele produto, esses gastos não necessariamente são tão claros quando se trata de um serviço. 

De todo modo, o cálculo da margem de lucro segue uma fórmula básica e é facilmente aplicável. Neste artigo, falaremos sobre como calcular a margem de lucro de um produto e de um serviço com exemplos de fácil compreensão. Vamos lá!

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Como calcular a margem de lucro de um produto?

A margem de lucro de um produto é um valor percentual de lucro obtido pela empresa a cada produto vendido. A ideia é que se a empresa vende um produto por R$ 20 quando gastou R$ 18 para produzir esse mesmo produto, então ela está lucrando 10% pela venda de produto.  

O cálculo é simples de fazer, as variáveis que são precisas são os custos e as despesas para fazer aquele produto e o preço de venda daquele produto. Por custos, entendemos o valor material para fazer aquele produto. Digamos que seja um produto feito de plástico e de metal, os custos são os valores gastos no plástico e metal usado no produto.

As despesas são uma parte relativa às despesas que a própria empresa usa para funcionar. O valor gasto em água e energia, por exemplo, seriam os valores gastos relativamente a um exemplar daquele produto.

O cálculo da margem de lucro é feito da seguinte forma: a margem de lucro (ML) é o preço do produto (P) menos os custos (C) e despesas (D) dividido pelo preço do produto, isso tudo multiplicado por 100 para dar uma percentagem. 

ML = ((P – (C + D)) ፥ P) x 100 

No exemplo que demos anteriormente, digamos que o preço do produto é de R$ 20, o custo para fazer foi R$ 9 e as despesas foram R$ 9, portanto ML = ((20 – (9 + 9)) ፥ 20) x 100. Logo, ML = 10%. 

Vale ressaltar que tal fórmula serve também para calcular a margem de lucro de produtos artesanais, como bolos, doces e outros tipos de produtos.

Qual é a margem de lucro desejada para um produto? 

No geral, recomenda-se que a margem de lucro para um produto comercial seja de no mínimo 15% e não passando de 20%. Mas, a margem de lucro para cada produto deve ser calculada visando as necessidades da gestão financeira da sua empresa. 

Como calcular a margem de lucro de um serviço?

A fórmula para calcular a margem de lucro de um serviço permanece a mesma que a margem de lucro para produtos. No entanto, note que para se estabelecer os custos da realização de um serviço não é tão preto no branco quanto para os produtos. 

Por exemplo, considere um professor que oferece aulas particulares como serviço. Quais valores exatamente entraram nos seus custos? Vai depender de como esse serviço é feito. O valor gasto em pincel de quadro pode entrar, se as aulas forem online, as despesas com a internet devem ser consideradas também, e assim por diante. 

De todo modo, uma vez que os custos e despesas do serviço forem considerados objetivamente, fica fácil calcular a margem de lucro para o serviço seguindo a fórmula anterior. 

Quando se trata de colocar um preço no serviço, recomenda-se considerar se o preço vai ser cobrado por hora de serviço prestado ou por serviço por projeto

No exemplo do professor, é costume cobrar o serviço por hora. A chamada “hora aula” do professor. 

Então, faz mais sentido para o professor considerar o preço do seu serviço por hora de trabalho prestado. Mas, considere o exemplo de um tradutor que oferece o serviço de traduzir um documento. Para ele pode fazer mais sentido estabelecer o preço do serviço de acordo com o projeto completo, o número de páginas ou a quantidade de palavras, por exemplo. 

Qual a margem de lucro recomendada para um serviço? Recomenda-se entre 20% a 30% de margem de lucro para serviços. Essas recomendações devem ser estabelecidas de acordo com as legislações do direito do consumidor. A seguir iremos discutir um caso em que a margem de lucro foi considerada excessiva. 

Existe margem de lucro excessiva?

Agora que você aprendeu a calcular a margem de lucro para produtos e serviços, uma questão a se levantar é se existe uma margem de lucro excessiva sobre os produtos e serviços. Afinal de contas, por qual motivo um empreendedor não colocaria uma margem de lucro 100% sobre um produto vendido?

O consumidor é protegido por uma série de leis que evitam que o vendedor estabeleça uma margem de lucro abusiva como essa. Em 2015, o PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do Mato Grosso considerou abusiva a margem de lucro cobrada pelo valor do Etanol em postos combustíveis.

O caso foi avaliado relativa a margem de lucro que os postos de combustíveis cobravam aos consumidores e o valor em que eles compravam o combustível das distribuidoras. Com uma margem de lucro de 20% do preço do produto relativo ao valor de compra, essa margem de lucro foi considerada um abuso aos consumidores. 

Esse caso mostra que a margem de lucro deve ser calculada e considerada dentro das leis dos consumidores para que não possa haver um valor excessivo das empresas cobrando sobre o consumidor. 

Tenha o auxílio do Escritório Brasil de Contabilidade para definir sua margem de lucro

A administração dos lucros da empresa pode não ser complicada demais, quando feita manualmente, pode ser difícil acompanhar quando há um grande número de bens e serviços em jogo. Portanto, utilizar sistemas de gestão financeira que possam computar esses valores com precisão e rapidez é fundamental. Além disso, ter o apoio de uma empresa que pode  empregar as melhores ferramentas e soluções para a sua gestão financeira, como a definição da margem de lucro adequada para a sua empresa é uma das garantias de que tudo será efetivo. 

Portanto, para fazer o cálculo da margem de lucro, e entender como fazer as contas para determinar se a empresa está obtendo a rentabilidade necessária para se manter competitiva no mercado, conte com o nosso auxílio.

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